fbpx

(11) 4191-6860 (11) 4195-5436 (11) 94337-3535 (Venda de peças) (11) 99922-6705 (Orçamentos/Projetos) (11) 96373-8353 (Manutenções)

Dicas para conservar o solo do seu jardim

Atitudes simples podem ajudar a fazer a conservação do solo, afinal, todos nós queremos um jardim cheio de vida com diversas plantas e com aspecto saudável. Sendo assim, é necessário que a terra esteja em boas condições de uso. Já que, se o solo não estiver bom para o plantio, as plantas não conseguiram sobreviver por muito tempo. 

Até mesmo as plantas precisam de nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento, com isso em mente, preparamos dicas incríveis para cuidar do solo do seu jardim da melhor forma possível.

Boa leitura!

Quais cuidados são necessários para cuidar do solo?

Para que toda planta tenha um crescimento bom é preciso que o seu local de plantio seja adequado. Tenha cuidado com o tipo de material que pode entrar em contato com sua terra. Dê sempre preferência a produtos orgânicos. 

Conheça agora mais dicas fundamentais para cuidar da terra do jardim. 

Adubo e compostos orgânicos!

A utilização de material orgânico é fundamental, afinal, na natureza já se usa de diversos compostos sem a interferência humana. Com isso, procure mudar a ambientação do seu jardim. Com folhas secas, plantas mortas, entre outros tipos de material orgânico, o seu solo precisa ser alimentado para ter mais nutrientes.

Cultive vegetais e plantas 

O cultivo de novas plantas e vegetais podem proporcionar uma reciclagem dos nutrientes do solo, fazendo assim uma melhora substancial na qualidade da vegetação. Ainda destacando o fato de que você estará produzindo o próprio alimento. 

Ocasionando em uma diminuição dos gastos de compras mensais e também contando com alimentos mais saudáveis e sem agrotóxicos. Se atente também em manter o solo sempre coberto com algum tipo de cultivo, pois a chuva pode prejudicar a terra levando todos os nutrientes necessários. 

Cuidado com produtos artificiais  

Substâncias tóxicas, como pesticidas não devem usados em excesso e procure nunca descartar os frascos do produto de alguma forma próxima a terra do seu jardim. Afinal, pode ser extremamente prejudicial para o crescimento saudável das plantas. Se entrarem em contato com a água podem contaminar todo o solo.  

Procure não se utilizar de plásticos também durante o preparo do solo, busque substitutos sustentáveis que já estão disponíveis no mercado. Assim, você protege o seu solo e o meio ambiente. 

Vantagens de fazer a conservação do solo

A conservação do solo do seu jardim é necessária, pois a terra é o principal modo de cultivo de alimentos para os humanos. Sendo assim, sua conservação é necessária em todos os aspectos. Ainda mais em um âmbito menor como em um jardim, afinal, este contribui para uma melhor qualidade de vida para os habitantes daquele local. 

Agora, algumas vantagens que a conservação pode trazer: 

  • Contribui com o armazenamento e infiltração de água;
  • Diminui a erosão do terreno;
  • Aumenta a produtividade da terra;
  • Ajuda na purificação da água. 

Com simples cuidados você pode obter melhorias muito significativas em seu jardim. Procure assumir na sua semana os cuidados adequados para deixar a sua terra saudável.

Você compreende a necessidade da irrigação no solo do jardim?

Um dos pontos principais para a conservação do solo é a irrigação de todo o terreno, sendo assim, o ideal seria não fazer a utilização de água em excesso. Afinal, isso pode prejudicar o crescimento do seu jardim, o melhor para o seu solo seria ter a assistência direta de um profissional de irrigação. 

Nós da Irrigamatic disponibilizamos de diversos profissionais especializados para prestar um ótimo atendimento e tirar todas as dúvidas referente a irrigação do seu jardim. Proporcionamos vários serviços e produtos para você cuidar do solo com qualidade e eficiência. Entre em contato com nossos atendentes! 

E não deixe de acompanhe o nosso blog para saber tudo que precisa sobre jardinagem! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.