fbpx

(11) 4191-6860 (11) 4195-5436 (11) 94337-3535 (Venda de peças) (11) 99922-6705 (Orçamentos/Projetos) (11) 96373-8353 (Manutenções)

Como fazer a irrigação das plantas de jardim vertical?

Também conhecido como parede verde, o jardim vertical é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço tanto em áreas externas – como fachadas verdes – quanto em áreas internas – como varandas.

Porém, você já pensou em como realizar a irrigação do jardim vertical de forma correta para manter as plantas sempre bonitas e saudáveis? Acompanhe o post de hoje e conheça o sistema de irrigação automatizado para garantir a rega do seu jardim vertical e mantê-lo sempre cheio de vida!

O que é uma irrigação automatizada?

Em um jardim vertical, existem várias espécies de plantas, enquanto algumas precisam de uma grande quantidade de água, outras requerem uma demanda menor. Levando em consideração que é preciso um equilíbrio nesta dosagem, contar com um sistema de irrigação automatizado é a melhor alternativa para ter um controle de frequência e duração de regas.

Um sistema de irrigação automatizado é uma tecnologia que possibilita programar as regas e realizar uma irrigação inteligente, substituindo o trabalho manual de molhar as plantas e, assim, economizar tempo, atendendo todas as necessidades das espécies de forma mais adequada.

Além disso, é uma opção que garante uma ótima economia, já que alguns sistemas permitem fazer a reutilização da água, sendo uma solução muito mais prática e eficiente.

Como montar um sistema de irrigação automatizado?

Não existem segredos quanto à irrigação de jardins verticais. Na verdade, ele é bem mais simples do que as pessoas imaginam. Para uma boa escolha de um sistema de irrigação, você deve considerar o fator gravidade, a altura da parede, as características climáticas do local, as necessidades hídricas de cada planta, entre outros.

Por exemplo, o sistema de irrigação por micro sprays atua fornecendo pequenos jatos de água com alcance de até quatro metros, o que umidifica os ambientes fechados repletos de vasos de plantas e paredes verdes, porém vale dizer que eles só funcionam bem quando combinados com os gotejadores.

Os gotejadores promovem a emissão de um baixo volume de água. Eles parecem muito o sistema de irrigação agrícola. No caso, são utilizadas mangueiras e canos presos a um suporte por onde a água será transportada. O aparelho será instalado no topo do jardim vertical, onde os gotejadores (possuem pequenos furos) farão a rega.

Como realizar a programação do sistema?

Os gotejadores ficam instalados de forma horizontal entre as plantas – posicionados de acordo com as espécies e suas necessidades de rega. Já sua automatização – ou o tempo e volume de saída de água– deve ser controlada por válvulas. O mais recomendado é programar as regas para o início da manhã ou o final da tarde.

Além disso, indicamos a coleta da água que cai naturalmente dos vasos para ser reaproveitada pelo sistema ou então direcionada para um ralo. Tente também aproveitar ao máximo a água da chuva para a irrigação das plantas através de cisternas ou reservatórios.

Ainda tem dúvidas ou deseja solicitar um orçamento para um sistema de irrigação automático para seu jardim vertical? Conte com a Irrigamatic! Temos diversos tipos de sistemas de irrigação para sua área verde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *