fbpx

(11) 4191-6860 (11) 4195-5436 (11) 94337-3535 (Venda de peças) (11) 99922-6705 (Orçamentos/Projetos) (11) 96373-8353 (Manutenções)

Como utilizar água de forma inteligente no seu jardim

Nos últimos anos uma das grandes preocupações é a necessidade de se diminuir o consumo de água em geral. E um dos pontos que mais se tem gasto em um jardim seria com a parte de irrigação. 

Sendo assim, é preciso ter formas mais conscientes e inteligentes de irrigar o seu jardim, sem que tenha desperdício e que não seja algo manual e desgastante. Com isso, a única solução é focar em uma irrigação automatizada que permita o agendamento dos melhores horários para aguar as plantas. 

Acompanhe o post de hoje para entender o que é preciso para ter um jardim com uma irrigação inteligente. 

Fazer um projeto de irrigação

O paisagista é a peça chave para que o seu projeto de irrigação funcione, afinal, o responsável pela criação do jardim precisa esquematizar tudo antes do projeto. Bem como, acrescentar a irrigação ao paisagismo do local agrega valor em outros pontos de uma obra. 

Fazer uma associação do projeto de irrigação ao paisagista traz a necessidade de uma comunicação direta entre os profissionais da obra, arquitetos e engenheiros. Pois para que a irrigação seja feita de forma a tornar o espaço prático e otimizado é preciso que haja uma mudança na infraestrutura geral. Já que saídas de água e tubulações devem ser pensadas antecipadamente.  

Investimento nesse projeto

Pensando nisso, é necessário saber se está disposto a investir o valor que é preciso. Afinal, um projeto dessa proporção requer um certo gasto. Desse modo, para que não tenha tantos problemas referentes a escolha de quais os melhores produtos e marcas, o ideal é procurar especialista capacitados.  

Tudo depende também do tamanho do terreno escolhido, e o quanto você está disposto a gastar. É importante ressaltar que um sistema de irrigação consome muita água, assim, é essencial a utilização de materiais que proporcionem uma diminuição nesse gasto. 

Agendamento da irrigação

Sim, para tornar o seu sistema automatizado é necessário um temporizador programado para que em certos períodos do dia a irrigação seja ligada. De acordo com os especialistas o mais indicado seria os horários das 4h às 10h da manhã, nesse período o sol ainda não esquentou o suficiente. Além de ajudar no crescimento do jardim, esse ainda diminui os gastos com a água fornecida. 

Com o sistema de agendamento, os problemas como horários adequados acabaram, já que você terá a total certeza que o seu jardim estará sendo regado na hora programada. E ainda pode fazer mudanças sazonais, como no inverno que a água deve ser reduzida, já que prejudica as plantas regar em abundância nesse período.

Já a manutenção desse sistema é realmente importante que você fique de olho para mudanças na aparência da folhagem. No entanto, com as novas tecnologias já existem produtos que detectam quando o seu jardim está precisando de alguma alteração no cronograma. 

Um projeto de irrigação bem estruturado pode ajudar a prolongar a vida saudável de suas plantas de jardim unidos a um sistema prático e que tenha um consumo mais sustentável de água. 

A Irrigamatic é uma empresa especialista em irrigação que trabalha como distribuidora da empresa líder mundial de mesmo ramo Rain Bird. Para o seu projeto de irrigação ser de qualidade nós temos as soluções ideias para o seu jardim. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.